Rua Sorocaba, 706 - Botafogo
CEP: 22271-110 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.:2103-1500 - Fax:2579-3713
E-mail: sac@clinicoop.com.br
Notícias

[24/07/2023]
Afinal o que é intolerância á lactose?
O leite é formado de água (87%), gordura , proteínas e carboidrato.
[19/07/2023]
Revelado tratamento simples para diabetes e pressão alta!
A eficiência de uma pesquisa perseverante
[03/02/2022]
Em estudo, selênio reduz danos cardíacos causados por doença de Chagas
Substância, que atua como um antioxidante, foi capaz de reduzir os danos cardíacos relacionados à fase crônica da enfermidade
[02/02/2022]
Estudo de proteína abre possibilidade para remédios contra doenças no cérebro
Pesquisadores da UFRJ identificaram relação da Lamina-B1 com o envelhecimento do cérebro, possibilitando criação de tratamentos para doenças neurológicas

+ mais   


Garganta ressecada: beber água e evitar sódio aliviam o sintoma


07/07/2015


Clima seco e até refluxo gastroesofágico favorecem o quadro

Para entender porque a garganta fica ressecada nas estações mais frias, vamos falar um pouco da umidade do ar. Este assunto é sempre comentado pelos meteorologistas, pois tem muitas implicações para nossa saúde. A umidade relativa do ar significa o quanto de vapor de água existe na atmosfera em relação ao máximo que poderia haver para a temperatura naquele dado momento. A umidade do ar é mais baixa no fim do inverno e início da primavera. No período da tarde, entre 12 e 16 horas, a umidade do ar também está mais baixa. Ela é alta em áreas de florestas, represas e rios, e aumenta logo após chuvas devido à evaporação.

Muitas cidades brasileiras vêm apresentando baixos níveis de umidade relativa do ar nos meses de inverno ao longo dos últimos anos. É um fenômeno que tem várias causas, como a redução progressiva da cobertura vegetal, impermeabilização do solo e aumento da população. Por isso, nesta época estamos sentindo muito esse efeito climático.

O ar seco leva a problemas respiratórios por dois motivos. Um deles é o ressecamento das mucosas e do muco, a secreção produzida pelo organismo que "limpa" a via aérea de partículas estranhas. Outro fator está relacionado com a poluição: o clima seco dificulta a dispersão de substâncias poluentes, fazendo com que tenhamos mais contato com elas. Isso favorece crises alérgicas.

O nariz, que age como filtro do ar ambiente, sofre irritação e pode sangrar facilmente. A pele também fica ressecada e os olhos irritados.

A sensação de garganta seca pode ser consequência de algo temporário, não necessariamente relacionado a uma doença. Além do clima seco, outras situações podem levar ao ressecamento da garganta. A baixa ingestão de líquidos e profissões que utilizam muito a fala, como professores, são exemplos. O abuso de bebidas alcoólicas e o cigarro causam uma irritação na garganta, além de prejudicar a produção de muco, que "lubrifica" e limpa a via aérea.

O refluxo é mais uma condição comum na população que leva a desconforto na garganta. A mucosa da faringe é mais susceptível aos ácidos vindos do esôfago e do estômago, portanto poucas quantidades de refluxo podem causar queixas importantes, até dor de garganta e engasgos.

Uma lista grande de medicamentos também podem causar a sensação de garganta seca. Os principais são: antialérgicos, antidepressivos, diuréticos e anti-hipertensivos. Se a queixa for importante, vale a pena discutir com o médico a possibilidade de mudança.

Algumas medidas simples e muito importantes podem ser incorporadas ao dia-a-dia para amenizar o sintoma:

• Ter o hábito de tomar líquidos, como água e sucos. Fuja dos refrigerantes!
• Evitar alimentos com alto teor de sódio (salgadinhos e enlatados)
• Evitar a prática de exercícios físicos e a exposição ao sol no período mais seco, das 12 às 16 horas
• Limpeza do nariz com solução fisiológica
• Evitar ambientes com ar-condicionado sempre que possível.

Se a sensação de garganta seca for prolongada e, em especial, se estiver levando a dificuldade na alimentação associada a sintomas como roncos, falta-de-ar e engasgos, é importante procurar a ajuda de um profissional. O médico também irá pesquisar medicamentos que possam estar implicados e doenças gerais que possam se manifestar com este problema.


Fonte: Minha Vida



Bookmark and Share

< voltar   
Home     |     Clínica     |     Especialidades     |     Corpo clínico     |     Localização     |     Contato