Rua Sorocaba, 706 - Botafogo
CEP: 22271-110 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.:2103-1500 - Fax:2579-3713
E-mail: sac@clinicoop.com.br
Notícias

[24/07/2023]
Afinal o que é intolerância á lactose?
O leite é formado de água (87%), gordura , proteínas e carboidrato.
[19/07/2023]
Revelado tratamento simples para diabetes e pressão alta!
A eficiência de uma pesquisa perseverante
[03/02/2022]
Em estudo, selênio reduz danos cardíacos causados por doença de Chagas
Substância, que atua como um antioxidante, foi capaz de reduzir os danos cardíacos relacionados à fase crônica da enfermidade
[02/02/2022]
Estudo de proteína abre possibilidade para remédios contra doenças no cérebro
Pesquisadores da UFRJ identificaram relação da Lamina-B1 com o envelhecimento do cérebro, possibilitando criação de tratamentos para doenças neurológicas

+ mais   


Afinal o que é intolerância á lactose?


24/07/2023


O leite é formado de água (87%), gordura, proteínas e carboidrato. A lactose é o carboidrato ou açúcar, que sofre ação no nosso corpo da enzima lactase se transformando em glicose.

A enzima lactase é produzida normalmente pelo intestino delgado. Algumas situações de inflamação do intestino como diarreias, podem alterar essa produção por um curto período. A partir dos 7 anos de idade, a maioria da população (70%) vai deixar de produzir essa enzima no intestino, tornando-se então intolerante a lactose.

Ao ingerir alimentos lácteos, não tendo mais a quebra da lactose em glicose, a lactose que fica intacta será consumida pelas bactérias intestinais ai presentes, transformando em CO2 (gás carbônico), causando sintomas de excesso de gases como distensão abdominal, dor abdominal, enjoo, eructação , flatulência e até diarreia, dependendo da quantidade de lácteos ingerida.

A solução é a ingesta de alimentos lácteos delactosados (sem lactose) que já sofreram a ação da enzima ou a ingesta da enzima pronta antes do consumo de alimentos lácteos. Alguns toleram pequenas porções pois ainda produzem pequenas quantidades da enzima lactase.

Muitos confundem alergia à proteína do leite de vaca(APLV) com intolerância à lactose. Os pacientes com APLV são alérgicos a outro componente do leite, a proteína, então não podem consumir nenhum alimento lácteo, pois qualquer quantidade da proteína que entre em contato pode desencadear uma reação alérgica, algumas vezes intensa.

Dra Cristina Barbosa Fernandes Lopes

CRM 5254410-6



Bookmark and Share

< voltar   
Home     |     Clínica     |     Especialidades     |     Corpo clínico     |     Localização     |     Contato