Rua Sorocaba, 706 - Botafogo
CEP: 22271-110 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.:2103-1500 - Fax:2579-3713
E-mail: sac@clinicoop.com.br
Notícias

[24/07/2023]
Afinal o que é intolerância á lactose?
O leite é formado de água (87%), gordura , proteínas e carboidrato.
[19/07/2023]
Revelado tratamento simples para diabetes e pressão alta!
A eficiência de uma pesquisa perseverante
[03/02/2022]
Em estudo, selênio reduz danos cardíacos causados por doença de Chagas
Substância, que atua como um antioxidante, foi capaz de reduzir os danos cardíacos relacionados à fase crônica da enfermidade
[02/02/2022]
Estudo de proteína abre possibilidade para remédios contra doenças no cérebro
Pesquisadores da UFRJ identificaram relação da Lamina-B1 com o envelhecimento do cérebro, possibilitando criação de tratamentos para doenças neurológicas

+ mais   


Doenças hereditárias: saiba como controlar e se prevenir


12/06/2015


Sempre ouvimos falar que doenças como diabetes, hipertensão, colesterol alto, enxaqueca são hereditárias. Mas como podemos driblar algo que está no gene para não se manifestar em nosso organismo?

De início, é preciso entender como a genética influencia o organismo. Todo ser possui seu DNA, que são moléculas que carregam o material genético vindo do pai e da mãe. É o DNA que determina características como cor dos olhos, dos cabelos, altura e até doenças.

Mas há uma diferença entre doença genética e doença hereditária. Todas as doenças hereditárias são genéticas, mas nem todas as doenças genéticas são hereditárias. As doenças genéticas podem aparecer pela primeira vez na família, como a síndrome de Down, diz Décio Brunoni, geneticista do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim (SP).

Já as doenças hereditárias mostram a tendência de uma pessoa ter a doença, mas isso não quer dizer obrigatoriamente que ela a terá. Por exemplo, se na família do pai e da mãe existem casos de diabetes, hipertensão ou asma, é mais provável que o filho possa ter essas doenças. Por outro lado, a probabilidade de elas se manifestarem também pode depender da interação com o ambiente e hábitos.

• Prevenção

A boa notícia é que existem meios de tornar a manifestação dessas doenças menos graves ou mantê-las sob controle. Existem características específicas e singularidade de cada mal, porém uma vida saudável ajuda no âmbito geral. E mais: para o médico Jorge Carlovich, especialista em clínica médica, saber que existe a predisposição da doença pode até levar as pessoas a terem uma vida mais saudável. Se existe uma chance de a criança ter asma, os pais podem colocá-la na natação. Sabendo do diabetes, os hábitos alimentares devem ser mais controlados, sem consumo excessivo de açúcar. Assim, a pessoa pode ter a doença, mas não haver manifestação grave, porque foi bem orientado. Ela pode morrer com diabetes, não do diabetes, diz.


Confira as dicas:

- Reduza o consumo de alimentos calóricos, com muito açúcar ou gordura
- Mantenha as taxas de glicose, colesterol e triglicérides equilibradas
- Evite o estresse
- Não fume e evite o consumo de bebidas alcoólicas
- Pratique exercícios físicos regularmente
- Peça orientação sobre a doença ao seu médico e não se automedique

Fonte: Portal Vital



Bookmark and Share

< voltar   
Home     |     Clínica     |     Especialidades     |     Corpo clínico     |     Localização     |     Contato