Rua Sorocaba, 706 - Botafogo
CEP: 22271-110 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.:2103-1500 - Fax:2579-3713
E-mail: sac@clinicoop.com.br
Notícias

[24/07/2023]
Afinal o que é intolerância á lactose?
O leite é formado de água (87%), gordura , proteínas e carboidrato.
[19/07/2023]
Revelado tratamento simples para diabetes e pressão alta!
A eficiência de uma pesquisa perseverante
[03/02/2022]
Em estudo, selênio reduz danos cardíacos causados por doença de Chagas
Substância, que atua como um antioxidante, foi capaz de reduzir os danos cardíacos relacionados à fase crônica da enfermidade
[02/02/2022]
Estudo de proteína abre possibilidade para remédios contra doenças no cérebro
Pesquisadores da UFRJ identificaram relação da Lamina-B1 com o envelhecimento do cérebro, possibilitando criação de tratamentos para doenças neurológicas

+ mais   


Londres 2012: Com controle hormonal, atletas do Brasil evitam TPM e menstruação


23/07/2012


O COB (Comitê Olímpico Brasileiro) terá em Londres, durante os Jogos Olímpicos, uma ginecologista dedicada a atender as atletas brasileiras.

Essa mesma médica está, desde 2011, acompanhando cerca de 70 atletas da delegação do Brasil (de um total de 123), que optaram por tomar medicamentos – anticoncepcionais hormonais ou anti-inflamatórios – para reduzir os sintomas da tensão pré-menstrual ou mesmo evitar a menstruação durante os Jogos de Londres-2012.
É o caso da ala Patricia Ferreira, a Chuca, da seleção de basquete, que se queixava de perda sanguínea excessiva, irritação e dores ao disputar partidas durante seu período menstrual.
"É legal ter controle sobre isso. Já tive anemia, então é bom não perder muito sangue", disse a jogadora à BBC Brasil. "Nosso jogo melhora e não nos sentimos tão debilitadas", afirmou.
A perda sanguínea excessiva pode atrapalhar as atletas durante atividades aeróbicas, explica o médico britânico Christopher Hughes, consultor e palestrante em medicina esportiva das universidades Newham e Queen Mary.
"(Esse tipo de controle hormonal) já é amplamente usado em atletas de elite do esporte mundial", diz ele.

Diversas modalidades
No caso do Brasil, o trabalho com a seleção de basquete, desde 2009, foi o que deu início ao projeto com foco na Olimpíada, explica a ginecologista Tathiana Parmigiano, que atenderá as atletas do Brasil em Londres.
Depois do basquete, foi a vez de as meninas do judô, iniciativa a ser adotada pela delegação brasileira como um todo. Desde 2011, Parmigiano está atendendo esportistas de diversas modalidades - como futebol, vela, pentatlo, judô, esportes aquáticos, atletismo -, com tratamentos individualizados.
A principal queixa das meninas, diz ela, são as cólicas e os outros sintomas da TPM.
Antes da Olímpíada de 2012, Parmigiano também fez trabalho semelhante com atletas que disputaram o Pan-Americano de Guadalajara, em 2011, cujos resultados a médica pretende apresentar em um congresso de medicina esportiva em setembro, em Roma.
"A ideia é oferecer um acompanhamento para que a parte hormonal não seja um problema para a atleta", disse Parmigiano à BBC Brasil. "Podemos planejar o ciclo menstrual de acordo com o calendário esportivo."
No caso de Patricia e de outras jogadoras da seleção de basquete, a opção foi suspender a menstruação durante os meses de julho e agosto, quando as atletas têm as temporadas pré-Olímpica e Olímpica.

Desempenho

Para José Alfredo Padilha, chefe do departamento médico do COB, a ideia é "colocar o ciclo dentro de um ritmo favorável à mulher e à competição", para evitar incômodos como retenção de líquido, irritação, e dificuldades em perder peso, prejudicando o desempenho das esportistas.
Padilha afirmou que iniciativas do tipo já são bastante descritas na literatura médica, mas diz que o projeto brasileiro não se inspirou em outro país.
"O feedback é positivo. (Parmigiano) é uma das médicas mais procuradas da delegação brasileira. É algo que influencia muito a performance das atletas", afirmou ele.
Segundo Parmigiano, é difícil quantificar essa melhora na performance, mas a grande vantagem é que "(o ciclo menstrual) é uma coisa a menos com que a atleta tem que se preocupar".
O médico britânico Christopher Hughes também diz que a medição dos efeitos disso na performance não é fácil, mas, se a mulher sofre muito no período menstrual, pode sentir melhoras.
"Não dá para ignorar esse diferencial entre as atletas mulheres e os homens, e isso muitas vezes é subestimado", opina Parmigiano. "Defendo que as atletas saibam que existe (uma forma de evitar isso)."
Doping e efeitos colaterais
Os tratamentos são individualizados, para encontrar as doses ideais para cada atleta e para prevenir efeitos colaterais da medicação, como dores de cabeça ou diarreia.
Hughes adverte também para efeitos do tratamento em lesões e na densidade óssea das atletas. O problema, diz ele, é que há estudos contraditórios a respeito – alguns sugerem que o uso prolongado de hormônios pode ter efeitos negativos na densidade óssea; outros apontam efeito positivo.
"A resposta ao tratamento muda de indivíduo para indivíduo. Mas, no geral, as vantagens são maiores do que as desvantagens."
Outra preocupação é evitar que o tratamento gere problemas com a Wada, a agência mundial antidoping.
"Algumas progesteronas podem ser confundidas com anabolizantes em exames antidoping, então não podem estar nos anticoncepcionais receitados", explicou Parmigiano.

Fonte: www.bbc.co.uk



Bookmark and Share

< voltar   
Home     |     Clínica     |     Especialidades     |     Corpo clínico     |     Localização     |     Contato