Rua Sorocaba, 706 - Botafogo
CEP: 22271-110 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.:2103-1500 - Fax:2579-3713
E-mail: sac@clinicoop.com.br
Notícias

[24/07/2023]
Afinal o que é intolerância á lactose?
O leite é formado de água (87%), gordura , proteínas e carboidrato.
[19/07/2023]
Revelado tratamento simples para diabetes e pressão alta!
A eficiência de uma pesquisa perseverante
[03/02/2022]
Em estudo, selênio reduz danos cardíacos causados por doença de Chagas
Substância, que atua como um antioxidante, foi capaz de reduzir os danos cardíacos relacionados à fase crônica da enfermidade
[02/02/2022]
Estudo de proteína abre possibilidade para remédios contra doenças no cérebro
Pesquisadores da UFRJ identificaram relação da Lamina-B1 com o envelhecimento do cérebro, possibilitando criação de tratamentos para doenças neurológicas

+ mais   


Glaucoma: doença silenciosa pode ser tratada com colírios ou cirurgia


25/06/2014




Laser e drenagem do líquido aquoso no interior do olho são alguns dos procedimentos

Segundo alerta da Organização Mundial da Saúde, são registrados 2,4 milhões de novos casos de glaucoma anualmente, o que totaliza 60 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Glaucoma, a doença atinge 2% dos brasileiros acima dos 40 anos, resultando em cerca de um milhão de pessoas.

O glaucoma é o aumento da pressão intraocular dos olhos, que provoca danos ao nervo óptico, ou seja, causando um bloqueio do fluído no interior do olho, chamado de humor aquoso. A pressão intraocular elevada pode destruir as células do nervo óptico, gerando pontos cegos, que se formam no campo visual. Estes podem ser periféricos, mas, em estágios mais tardios, atingem a visão central. Depois da perda visual, o problema se torna irreversível, já que as células do nervo óptico estão mortas, e nada pode substituí-las até o momento.

Por ser silencioso, a pessoa tem dificuldade de sentir os sintomas do glaucoma. E quando a pessoa o descobre, muitas vezes está avançado, o que gera dificuldade para recuperar a visão periférica, que pode levar à cegueira. Existem situações que podem colocar determinados indivíduos em maior risco de desenvolvê-lo, tais como:


• Estar acima dos 45 anos
• Histórico familiar de glaucoma
• Pressão intraocular anormalmente elevada
• Descendentes de africanos ou asiáticos são mais propensos
• Diabetes
• Miopia
• Uso prolongado de corticosteroides
• Lesão ocular prévia.


As complicações são graves, pois a perda de visão é lenta e ataca, inicialmente, apenas a visão periférica. A pessoa não consegue perceber que sua capacidade visual está sendo reduzida. Até o portador notar algum problema na visão, já pode ter ocorrido uma perda de 40% a 50% das fibras nervosas (neurônios), que constituem o nervo óptico. É importante ressaltar que o dano causado pelo glaucoma é irreversível. Por isso a importância do diagnóstico precoce.

Para identificar a doença o quanto antes e iniciar o tratamento para impedir que ela avance e cause ainda mais danos, é fundamental a medida da pressão intraocular após os 40 anos de idade, além da avaliação do fundo do olho pelo especialista. Lembrando que esta doença não se cura sozinha.

O tratamento inicial indicado é o uso de colírios, que provocam a diminuição da pressão intraocular. Caso não consiga um resultado favorável, existe laser para melhorar o escoamento do humor aquoso e em último caso, a indicação de cirurgia.


Hoje, há três tipos de cirurgia:


• Trabeculoplastia a laser

Na trabeculoplastia a laser é utilizada uma combinação de frequências de laser, que permite o tratamento com pouca energia. Este procedimento trata células específicas danificadas, deixando outras porções intactas. Este método pode ser repetido para alcançar o resultado.


• Iridectomia a laser

A outra cirurgia que pode ser prescrita é a Iridectomia a laser, destinado ao tratamento e prevenção de ângulo fechado. Uma pequena abertura periférica é criada na íris, para que o humor aquoso passe livremente da câmara posterior para a câmara anterior do olho.


• Trabeculectomia

Por último, a trabeculectomia tradicional é indicada para controlar o glaucoma em casos em que o tratamento clínico não surte efeito e quando os exames complementares como o de Campimetria, mapeamento de retina e gonioscopia mostram que o quadro clínico continua piorando. O procedimento consiste em fazer uma fístula de drenagem de líquido do humor aquoso da câmara anterior do olho.

Cada um destes procedimentos é indicado dependendo do tipo de glaucoma, a fase em que o paciente se encontra, além de outros fatores. Por isso, a visita ao oftalmologista é primordial para prevenção e detecção do estágio inicial de qualquer doença!


Fonte: Minha Vida



Bookmark and Share

< voltar   
Home     |     Clínica     |     Especialidades     |     Corpo clínico     |     Localização     |     Contato