Rua Sorocaba, 706 - Botafogo
CEP: 22271-110 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.:2103-1500 - Fax:2579-3713
E-mail: sac@clinicoop.com.br
Notícias

[24/07/2023]
Afinal o que é intolerância á lactose?
O leite é formado de água (87%), gordura , proteínas e carboidrato.
[19/07/2023]
Revelado tratamento simples para diabetes e pressão alta!
A eficiência de uma pesquisa perseverante
[03/02/2022]
Em estudo, selênio reduz danos cardíacos causados por doença de Chagas
Substância, que atua como um antioxidante, foi capaz de reduzir os danos cardíacos relacionados à fase crônica da enfermidade
[02/02/2022]
Estudo de proteína abre possibilidade para remédios contra doenças no cérebro
Pesquisadores da UFRJ identificaram relação da Lamina-B1 com o envelhecimento do cérebro, possibilitando criação de tratamentos para doenças neurológicas

+ mais   


Candidíase: saiba como se prevenir e tratar


02/06/2014



A candidíase é muito comum entre as mulheres. Você sabe como tratar esta infecção?

A candidíase é uma infecção provocada pelo fungo Cândida Albicans. "Pelo menos uma vez na vida 75% a 80% das mulheres terá a candidíase", afirma Poliani Prizmic, ginecologista e obstetra do hospital e maternidade São Luiz.

A candidíase não é considerada uma DST, já que no nosso corpo existe o fungo adormecido. Nas mulheres ele fica dentro da flora vaginal e intestinal e, nos homens, em forma de esporos no pênis. Dentre as formas de proliferação, está o ato sexual, em que o homem ou a mulher, podem vir a contaminar o parceiro. Por isso, as mulheres com vida sexual ativa são mais propensas à doença.

"Mesmo que a relação seja praticada com camisinha, o pênis faz um microtrauma na parede da vagina, assim a mulher fica mais predisposta à doença", explica a ginecologista. A doença conta também com outras propensões. "A candidíase pode estar associada à baixa imunidade, uso de antibióticos, anticoncepcionais, corticoides, e até mesmo à alimentação", explica Poliniani.

Além desses fatores, há o famoso biquíni molhado. "No verão a candidíase é mais comum, pois a temperatura está mais alta e utiliza-se mais biquíni/maiô do tipo Lycra", diz Eduardo Zlotnik, ginecologista e obstetra do hospital Albert Einstein. No entanto, na maioria das vezes, a crise desse fenômeno está ligada aos casos de baixa imunidade e de uma dieta rica em farinha branca e açúcar, que acabam por modificar o pH da vagina, o deixando mais ácido e ideal para a proliferação da Cândida Albicans.


Sintomas e tratamentos

A candidíase desperta nas mulheres coceira na vagina e no canal vaginal, corrimento, dores para urinar e também nas relações sexuais. Para o tratamento, é feito o uso de remédio antifúngico oral e creme vaginal, por mais ou menos uma semana. É preciso também "evitar tecidos que aumentem a temperatura local e roupas apertadas, e até mesmo dormir sem calcinha pode ajudar a melhor ventilação local", afirma o ginecologista e obstetra Eduardo Zlotnik, do hospital Albert Einstein.

Segundo Poliani, a combinação de uma alimentação correta e nutritiva é muito importante para que a cura seja alcançada e se evite a reincidência da doença. Uma vez que o sistema imunológico forte não abre espaço para a candidíase.


Alternativa

Em entrevista à revista BOA FORMA,o ginecologista José Bento, dos hospitais Albert Einstein e São Luiz, afirmou que antes de as pessoas começarem o tratamento por remédios, seria interessante investir primeiro em mudanças nos hábitos alimentares.

O ginecologista afirma que restringir os doces e carboidratos da dieta do dia a dia pode atuar diretamente na candidíase. Outra mudança alimentar proposta pelo médico é a introdução na cardápio de alimentos com ação antifúngica. São eles: o alho, o alecrim, a cebola e o orégano.

1. Álcool: sua composição é feita pela fermentação de açúcares

2. Tomates: são considerados ácidos e acabam por alterar o PH vaginal

3. Pães: são carboidratos, que também fazem parte da família dos açúcares, aumentando a chance de proliferação do fungo

4. Uva-passa: quase sempre contam com fungos em sua composição

5. Leite e queijos: fermentados pelos fungos podem fazer com que o corpo fique propenso a proliferação da Cândida Albicans

6. Açúcar: ele modifica o PH da vagina proliferando o aparecimento de fungos


Fonte:MdeMulher



Bookmark and Share

< voltar   
Home     |     Clínica     |     Especialidades     |     Corpo clínico     |     Localização     |     Contato