Rua Sorocaba, 706 - Botafogo
CEP: 22271-110 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.:2103-1500 - Fax:2579-3713
E-mail: sac@clinicoop.com.br
Notícias

[24/07/2023]
Afinal o que é intolerância á lactose?
O leite é formado de água (87%), gordura , proteínas e carboidrato.
[19/07/2023]
Revelado tratamento simples para diabetes e pressão alta!
A eficiência de uma pesquisa perseverante
[03/02/2022]
Em estudo, selênio reduz danos cardíacos causados por doença de Chagas
Substância, que atua como um antioxidante, foi capaz de reduzir os danos cardíacos relacionados à fase crônica da enfermidade
[02/02/2022]
Estudo de proteína abre possibilidade para remédios contra doenças no cérebro
Pesquisadores da UFRJ identificaram relação da Lamina-B1 com o envelhecimento do cérebro, possibilitando criação de tratamentos para doenças neurológicas

+ mais   


Vacina nacional contra esquistossomose tem sucesso em seu 1º teste


14/06/2012


A pesquisa constatou a segurança do produto. Se tudo der certo, ele deve chegar ao mercado em três ou quatro anos, após a comprovação de sua eficácia por meio de novos estudos clínicos. Os pesquisadores estão otimistas porque testes in vitro e em animais apresentaram resultados promissores.

Também conhecida como barriga dágua, a esquistossomose é provocada por um verme e atinge mais de 200 milhões de pessoas por ano, principalmente em países pobres. Por isso, atrai poucos investimentos da indústria.

A esquistossomose dificilmente leva à morte, mas pode provocar anemia e comprometer o desenvolvimento cognitivo de crianças.

A vacina usa uma molécula encontrada no próprio verme causador da doença para estimular a formação de anticorpos (veja arte).

"Essa molécula está presente na maioria dos helmintos [vermes parasitas], o que nos dá a chance de usá-la para outras doenças", diz Miriam Tendler, pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz que coordena o trabalho.

Atualmente, outra formulação da vacina está sendo testada para a prevenção da fasciolose, que atinge bovinos e ovinos.

Segundo a pesquisadora, isso ajudou a obter recursos para o desenvolvimento do projeto. Os aportes externos somam R$ 23 milhões, incluindo verba de uma empresa de produtos veterinários.

SAUDÁVEIS

A primeira fase do teste clínico, que teve como objetivo verificar a segurança da vacina, foi realizada no Rio com 20 voluntários adultos e saudáveis. Cada um recebeu três doses e não houve efeitos colaterais graves -o mais comum foi dor no local da aplicação, que é intramuscular.

Até o fim do ano será iniciado um novo teste, com 226 crianças de áreas endêmicas. Nas fases três e quatro, esse universo será ampliado para uma avaliação mais completa da efetividade do produto.

Fonte: www.folha.com.br



Bookmark and Share

< voltar   
Home     |     Clínica     |     Especialidades     |     Corpo clínico     |     Localização     |     Contato