Rua Sorocaba, 706 - Botafogo
CEP: 22271-110 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.:2103-1500 - Fax:2579-3713
E-mail: sac@clinicoop.com.br
Notícias

[24/07/2023]
Afinal o que é intolerância á lactose?
O leite é formado de água (87%), gordura , proteínas e carboidrato.
[19/07/2023]
Revelado tratamento simples para diabetes e pressão alta!
A eficiência de uma pesquisa perseverante
[03/02/2022]
Em estudo, selênio reduz danos cardíacos causados por doença de Chagas
Substância, que atua como um antioxidante, foi capaz de reduzir os danos cardíacos relacionados à fase crônica da enfermidade
[02/02/2022]
Estudo de proteína abre possibilidade para remédios contra doenças no cérebro
Pesquisadores da UFRJ identificaram relação da Lamina-B1 com o envelhecimento do cérebro, possibilitando criação de tratamentos para doenças neurológicas

+ mais   


Saiba quais são os alimentos que queimam calorias e ajudam a emagrecer


16/12/2013



Os chamados termogênicos aceleram a queima de calorias do organismo e auxiliam na dieta. Além disso, há aqueles alimentos que impedem a formação das gordurinhas

A proposta é tentadora: quem não quer Inserir alguns alimentos na dieta e, em vez de engordar, perder calorias? Pois é. Parece mentira, mas não é.

Os alimentos termogênicos agem nas células e fazem com que haja uma produção maior de energia em forma de calor, o que acelera a queima de gordura.

A nutricionista Mariana Andrade, do Sistema de Saúde Hapvida, explica que as pimentas, chá-verde, chá-mate, café, gengibre, mostarda, soja, cúrcuma e suco de uva, além de outros, são os alimentos que têm esse poder.

Segundo Mariana, as pimentas contém o composto chamado capsaicina. “Ele é o grande responsável pelo efeito termogênico. A capsaicina favorece um aumento na mobilização de gorduras e diminuição da massa de tecido adiposo. Todas as pimentas vão proporcionar esse efeito, sendo malagueta, rubra (conhecida como biquinho, que arde bem pouco) ou pimenta preta (melhor moída na hora), mas as que possuem maior ardência normalmente possuem maior concentração de capsaicina”, explica.

Já o chá-verde, além de conter cafeína, também carrega um grupo de polifenóis chamados de catequinas. “As catequinas são os principais compostos que atuam no processo de emagrecimento”, explica a nutricionista.

E o chá- mate também entra no grupo de alimentos a favor da dieta. Mariana explica que a cafeína e outros compostos ajudam na termogênese. “A erva mate aumenta a produção de GLP-1, um hormônio fundamental para a termogênese e aumento do gasto calórico. O GLP-1 também aumenta a saciedade após a refeição e controla a liberação de insulina”.

O suco de uva, apesar de ser pouco conhecido para esse fim, tem poder de auxiliar no emagrecimento. “O resveratrol presente na casca das uvas conhecido como protetor do coração é também capaz de aumentar a quebra de gordura e inibir a formação de mais gordura no tecido adiposo”, explica Mariana. Além da uva, a canela e o açafrão também ajudam a inibir a formação de gordura.

• Quanto e como consumir?

A quantidade recomendada desses alimentos varia bastante. “Mesmo sendo naturais, alguns deles têm contraindicações. O chá verde, por exemplo, deve ser evitado por quem tem problemas na tireoide. Mas, de maneira geral, os chás devem ser consumidos várias vezes ao dia, totalizando 2 a 3 xícaras diariamente”, explica a nutricionista da Hapvida.

Os temperos devem ser colocados nos alimentos sempre que for possível. “O gengibre pode ser colocado nos sucos e o suco de uva deve ser integral, sem aditivos, sem açúcar e de preferência orgânico. Mas tem que ser consumido com moderação pela grande concentração de açúcares da fruta”.

É preciso entender, porém, que os alimentos termogênicos são mais uma ferramenta no controle do peso, mas nunca podem ser considerados uma solução. “Os alimentos atuam em conjunto, alguns aumentando a termogênese, outros eliminando toxinas, reduzindo a inflamação e fazendo as células utilizarem gordura de forma eficiente”, explica a nutricionista.

Comer a cada no máximo quatro horas e fazer exercícios físicos também contribuem para manter o metabolismo ativo.


Fonte: Saúde iG



Bookmark and Share

< voltar   
Home     |     Clínica     |     Especialidades     |     Corpo clínico     |     Localização     |     Contato