Rua Sorocaba, 706 - Botafogo
CEP: 22271-110 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.:2103-1500 - Fax:2579-3713
E-mail: sac@clinicoop.com.br
Notícias

[24/07/2023]
Afinal o que é intolerância á lactose?
O leite é formado de água (87%), gordura , proteínas e carboidrato.
[19/07/2023]
Revelado tratamento simples para diabetes e pressão alta!
A eficiência de uma pesquisa perseverante
[03/02/2022]
Em estudo, selênio reduz danos cardíacos causados por doença de Chagas
Substância, que atua como um antioxidante, foi capaz de reduzir os danos cardíacos relacionados à fase crônica da enfermidade
[02/02/2022]
Estudo de proteína abre possibilidade para remédios contra doenças no cérebro
Pesquisadores da UFRJ identificaram relação da Lamina-B1 com o envelhecimento do cérebro, possibilitando criação de tratamentos para doenças neurológicas

+ mais   


Diabetes também afeta saúde bucal; saiba como tratar


14/11/2013



O Dia Mundial do Diabetes, que serve como um alerta à esta doença silenciosa, é 14 de novembro. O que pouca gente sabe é que o descontrole do diabetes também pode acarretar em problemas bucais sérios.

Os portadores de diabetes têm, aproximadamente, quatro vezes mais chances de sofrer com inflamações nas gengivas e perdas do suporte ósseo dos dentes. Ocorre que, quando o paciente portador de diabetes está com a doença descompensada – aumento de glicose no sangue –, seu sistema imunológico fica deficiente, deixando-o vulnerável a processos infecciosos causados por bactérias e fungos. É este quadro que favorece o surgimento de doenças periodontais (gengiva). Já a periodontite, sendo uma doença infecciosa, causa resistência à ação da insulina, o que agrava o quadro de diabetes descompensada.

O cirurgião-dentista, Alexandre Fraige, diretor do Departamento de Odontologia da Associação Nacional de Assistência ao Diabético (ANAD), tira as principais dúvidas sobre a relação entre diabetes e saúde bucal.

Existem dentistas especializados em tratar diabéticos e evitar lesões?

Sim. Por isso, é fundamental que o portador de diabetes avise ao dentista sobre a sua doença. Assim, o profissional poderá tratá-lo da maneira adequada ou, caso não tenha essa especialidade, indicá-lo a outro dentista.

Existem procedimentos odontológicos contraindicados para diabetes?

Não, mas existe a adequação dos procedimentos, que vai desde a escolha de anestesias e medicamentos até o procedimento mais efetivo para o caso. Por isso, é importantíssimo verificar níveis de glicemia e pressão arterial antes de procedimentos invasivos, bem como a correta utilização de métodos para manutenção da higiene bucal.

A obesidade aliada ao diabetes traz ainda mais risco para a saúde bucal?

Não apenas a obesidade e a hereditariedade estão associadas aos fatores de risco para diabetes, mas também sedentarismo, estilo de vida e hábitos alimentares, além de distúrbios metabólicos. Em pacientes obesos e com colesterol alto, as moléculas de colesterol competem com as moléculas de insulina (junto aos receptores de insulina), o que eleva a glicose no sangue e acarretam em maiores riscos de desenvolvimento de processos inflamatórios generalizados, entre eles, as doenças periodontais.


Fonte: Saúde Terra



Bookmark and Share

< voltar   
Home     |     Clínica     |     Especialidades     |     Corpo clínico     |     Localização     |     Contato