Rua Sorocaba, 706 - Botafogo
CEP: 22271-110 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.:2103-1500 - Fax:2579-3713
E-mail: sac@clinicoop.com.br
Notícias

[24/07/2023]
Afinal o que é intolerância á lactose?
O leite é formado de água (87%), gordura , proteínas e carboidrato.
[19/07/2023]
Revelado tratamento simples para diabetes e pressão alta!
A eficiência de uma pesquisa perseverante
[03/02/2022]
Em estudo, selênio reduz danos cardíacos causados por doença de Chagas
Substância, que atua como um antioxidante, foi capaz de reduzir os danos cardíacos relacionados à fase crônica da enfermidade
[02/02/2022]
Estudo de proteína abre possibilidade para remédios contra doenças no cérebro
Pesquisadores da UFRJ identificaram relação da Lamina-B1 com o envelhecimento do cérebro, possibilitando criação de tratamentos para doenças neurológicas

+ mais   


Estudo contraria mito de relação do tênis com lesões de corrida


19/06/2013



Os tênis comuns funcionam perfeitamente para novos corredores, segundo uma nova pesquisa realizada pela Universidade de Aarhus. De acordo com o estudo, pessoas saudáveis que pretendem começar a correr podem optar por um calçado de corrida comum, sem nenhuma função especial. O tipo do tênis não interfere diretamente no risco de lesões.

Para o estudo, publicada no Jornal Britânico de Medicina Esportiva, os pesquisadores acompanharam 927 corredores iniciantes por 12 meses para avaliar o movimento de pronação de seus pés. Todos os participantes receberam o mesmo modelo de tênis de corrida neutro. Durante o período do estudo, 252 pessoas sofreram uma lesão.

"Agora nós temos uma comparação entre corredores com diferentes níveis de pronação com o mesmo tipo de calçado, e os resultados sugerem que aqueles que fazem mais movimento com os pés não têm risco maior de lesão do que qualquer outra pessoa. Essa é uma descoberta controversa uma vez que se tem assumido há muitos anos de que seria prejudicial correr assim", diz o fisioterapeuta Rasmus Nielsen, um dos pesquisadores. Mesmo assim, o especialista destaca que é recomendável escolher um sapato que garanta conforto.

Os pesquisadores sugerem que os novatos considerem outros fatores como o excesso de peso, o volume de treinamento e lesões antigas, que são mais relevantes para o risco de novas lesões. O estudo mostra que o risco de lesão foi a mesmo para os corredores após os primeiros 250 km, independentemente do seu tipo de pronação.


Fonte: Saúde Terra



Bookmark and Share

< voltar   
Home     |     Clínica     |     Especialidades     |     Corpo clínico     |     Localização     |     Contato