Rua Sorocaba, 706 - Botafogo
CEP: 22271-110 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.:2103-1500 - Fax:2579-3713
E-mail: sac@clinicoop.com.br
Notícias

[24/07/2023]
Afinal o que é intolerância á lactose?
O leite é formado de água (87%), gordura , proteínas e carboidrato.
[19/07/2023]
Revelado tratamento simples para diabetes e pressão alta!
A eficiência de uma pesquisa perseverante
[03/02/2022]
Em estudo, selênio reduz danos cardíacos causados por doença de Chagas
Substância, que atua como um antioxidante, foi capaz de reduzir os danos cardíacos relacionados à fase crônica da enfermidade
[02/02/2022]
Estudo de proteína abre possibilidade para remédios contra doenças no cérebro
Pesquisadores da UFRJ identificaram relação da Lamina-B1 com o envelhecimento do cérebro, possibilitando criação de tratamentos para doenças neurológicas

+ mais   


SAIBA MAIS SOBRE A OSTEOPOROSE


13/03/2013


O que é a osteoporose?

Trata-se de uma doença que enfraquece os ossos a ponto de pequenas batidas ou quedas poderem quebrá-los. A recuperação depende da idade e da fragilidade dos ossos no momento em que a pessoa sofreu a fratura, o que pode agravar as consequências do incidente.

Ela é mais comum em mulheres que já entraram na menopausa, mas também pode atingir os homens, normalmente quando chegam aos 65 anos. Apesar de muito menos frequente, a osteoporose pode se manifestar antes desse período em ambos os sexos, em geral em consequência de algum outro problema de saúde.

Como começa?

O início da perda de massa óssea chama-se osteopenia. Nesse estágio, os ossos já estão fragilizados. “Geralmente, quando as mulheres com osteoporose caem sobre as mãos, o punho é o primeiro osso a ser quebrado”, comenta a Dra. Pérola Plapler, diretora da Divisão de Medicina Física do Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas. O diagnóstico é feito por meio de um exame chamado Densitometria Óssea.

Como prevenir?

Segunda a Dra. Pérola, para prevenir a osteoporose, você deve seguir estas três regras básicas:

- Fazer atividade física tanto com exercícios de impacto, como caminhar, correr, pular corda, quanto de força, como musculação.
- Tomar sol para estimular a produção de vitamina D.
- Consumir alimentos ricos em cálcio, como os derivados do leite e as folhas verdes.

Para a terceira idade, em que o risco de desenvolver a doença é maior, a musculação é a atividade mais indicada. Lembrando que, antes iniciar a prática de qualquer exercício, consulte o seu médico e busque a orientação de um profissional da área de educação física.

Então, você já sabe! Para evitar a osteoporose, o segredo é: fazer exercícios físicos, alimentar-se de maneira saudável e manter níveis adequados de vitamina D!

Fonte: Portal Vital



Bookmark and Share

< voltar   
Home     |     Clínica     |     Especialidades     |     Corpo clínico     |     Localização     |     Contato