Rua Sorocaba, 706 - Botafogo
CEP: 22271-110 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.:2103-1500 - Fax:2579-3713
E-mail: sac@clinicoop.com.br
Notícias

[24/07/2023]
Afinal o que é intolerância á lactose?
O leite é formado de água (87%), gordura , proteínas e carboidrato.
[19/07/2023]
Revelado tratamento simples para diabetes e pressão alta!
A eficiência de uma pesquisa perseverante
[03/02/2022]
Em estudo, selênio reduz danos cardíacos causados por doença de Chagas
Substância, que atua como um antioxidante, foi capaz de reduzir os danos cardíacos relacionados à fase crônica da enfermidade
[02/02/2022]
Estudo de proteína abre possibilidade para remédios contra doenças no cérebro
Pesquisadores da UFRJ identificaram relação da Lamina-B1 com o envelhecimento do cérebro, possibilitando criação de tratamentos para doenças neurológicas

+ mais   


Dormir mal prejudica a imunidade; veja como se prevenir do resfriado.


21/01/2013


Quantas vezes você já saiu de casa com frio e precisou tirar a blusa porque o sol apareceu à tarde? Mesmo no verão, o clima costuma ser inconstante e, sem dúvida, o corpo sofre para se adaptar a essas mudanças. Muitas vezes, isso pode prejudicar a imunidade e deixa o organismo mais suscetível a contrair gripes e resfriados. Por isso, o site Huffington Post listou oito maneiras de ficar longe de tosses e espirros. Confira a seguir.

Lavar bem as mãos: não há melhor maneira de evitar a gripe do que lavar bem as mãos. Oitenta por cento das infecções são transmitidas por contato com superfícies e objetos em que as pessoas tossiram ou espirraram. “Quando você toca olhos, boca e nariz, leva o vírus para dentro do corpo”, explica Philip M. Tierno, professor clínico de microbiologia e patologia no NYU Langone Medical Center. Por isso, o ideal é lavar as mãos antes de comer, beber e encostar no rosto.

Dormir: enquanto você dorme, seu corpo "cuida" de algumas células para se recuperar do desgaste do dia a dia. Assim, se o seu sono durar entre sete e nove horas, seu corpo terá tempo suficiente para combater infecções. De acordo com um estudo recente, a falta de sono é tão prejudicial para a imunidade quanto o estresse.

Exercícios: praticar exercícios aumenta a atividade dos glóbulos brancos, que ajudam a atacar os vírus. Tire uma hora por dia e torne sua rotina menos sedentária. “Mesmo que seja andar pelo escritório, subir escadas e ir a pé para o trabalho, a atividade tem que ser contínua”, disse Tierno.

Zinco: receber quantidade adequada de nutrientes e minerais deixa o corpo preparado para lutar e se defender de doenças. Isso envolve a substituição de doces e alimentos gordurosos por legumes, frutas e proteínas magras. Uma das substâncias mais indicadas para a imunidade é o zinco, encontrado em ostras. “Ele interfere no vírus e tem acesso completo às nossas células”, justifica Tierno.

Alho: com propriedades que combatem infecções, o alho é um aliado na hora de lutar contra vírus e bactérias. Isso acontece por conta da substância alicina, presente no alimento.

Beber água: principalmente para quem fica muito tempo em ambientes com ar condicionado, beber muita água é importante para hidratar o organismo e ajudar as células do sistema imunológico. Com isso, é mais fácil sobreviver às mudanças de temperatura sem um resfriado.

Sem happy hour: o álcool prejudica o sistema imunológico e, claro, deixa o sistema mais propenso a contrair doenças. Que tal optar por água ou suco?

Mais sorrisos: ser otimista é o segredo para a longevidade. Além disso, durante a vida, ter atitudes positivas e distribuir sorrisos pode ajudá-lo e ficar longe de gripes e resfriados. A felicidade é aliada da imunidade!

Fonte: Saúde terra



Bookmark and Share

< voltar   
Home     |     Clínica     |     Especialidades     |     Corpo clínico     |     Localização     |     Contato