Rua Sorocaba, 706 - Botafogo
CEP: 22271-110 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.:2103-1500 - Fax:2579-3713
E-mail: sac@clinicoop.com.br
Notícias

[24/07/2023]
Afinal o que é intolerância á lactose?
O leite é formado de água (87%), gordura , proteínas e carboidrato.
[19/07/2023]
Revelado tratamento simples para diabetes e pressão alta!
A eficiência de uma pesquisa perseverante
[03/02/2022]
Em estudo, selênio reduz danos cardíacos causados por doença de Chagas
Substância, que atua como um antioxidante, foi capaz de reduzir os danos cardíacos relacionados à fase crônica da enfermidade
[02/02/2022]
Estudo de proteína abre possibilidade para remédios contra doenças no cérebro
Pesquisadores da UFRJ identificaram relação da Lamina-B1 com o envelhecimento do cérebro, possibilitando criação de tratamentos para doenças neurológicas

+ mais   


'Há muito estigma na depressão, diz psiquiatra referência mundial no tema


22/05/2017


RIO — Hoje, no mundo, 320 milhões de pessoas sofrem de depressão, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Destas, 11 milhões vivem no Brasil, o país mais deprimido da América Latina. Ex-consultor da OMS e da Food and Drug Administration (FDA) — agência reguladora dos Estados Unidos equivalente à Anvisa no Brasil —, o psiquiatra David Vincent Sheehan dedicou toda a sua carreira aos estudos desta doença e às consequências que ela traz.

Sheehan, que participou do Congresso Brasileiro de Psiquiatria este mês, falou ao GLOBO sobre este problema de saúde que já atingiu, atinge ou atingirá de 20% a 25% da população brasileira, de acordo com estimativas.

• Uma pessoa pode ficar deprimida de formas diversas?

Sim, existem tipos diferentes de depressão, entre leve, moderada e severa. Mas o fato é que as pessoas podem ficar com o humor deprimido ao longo do dia e isso não configurar, necessariamente, depressão. Para se caracterizar como doença, os principais sintomas são tristeza, ansiedade, perda do prazer de realizar atividades e pensamentos depressivos como culpa, baixa autoestima e desesperança. Mas há também quase sempre a existência de problemas de concentração e raciocínio que impactam no organismo: insônia, problemas de apetite — a pessoa come demais ou muito pouco —, desânimo, cansaço, fraqueza, problemas hormonais, habilidade reduzida para se concentrar, falhas de memória e agitação ou apatia psicomotora. E esses sintomas aparecem quase todos os dias.

• Como funciona a escala que o senhor criou para medir os níveis de depressão?

Antes de tudo, eu preciso destacar que, para diagnosticar se a pessoa tem depressão, é fundamental avaliar toda a sua história por meio de uma entrevista estruturada e profunda. A escala que eu criei, batizada de escala Sheehan, entra depois disso. Ela avalia o quão severa é a doença. De acordo com o nível de severidade, é possível direcionar o tratamento e os cuidados que o paciente deve receber: a frequência com que deve visitar o médico, se é necessário internação, entre outros.

• Usando essa escala, é possível saber a probabilidade de uma pessoa cometer suicídio?

Não. A escala Sheehan avalia somente a severidade da doença. Posso dizer que não é possível avaliar a probabilidade de uma pessoa cometer ou não suicídio. Geralmente, esta é uma ação imprevisível. Sabemos que alguns tipos de depressão mais severa podem levar ao suicídio se não tratados corretamente, mas não é possível prever.

• E qual a melhor maneira de intervir quando se percebe que existe risco de suicídio?

É essencial adotar o tratamento adequado para casos de depressão grave. É sabido hoje que o tratamento correto da depressão severa é capaz de desligar o mecanismo no cérebro que aumenta o risco de suicídio.

• Recentemente, surgiram no Brasil casos de tentativas de suicídio entre adolescentes possivelmente ligadas ao que ficou conhecido como jogo da baleia azul". Como o senhor analisa o envolvimento de jovens com esse jogo"?

Este tema é sério. É importante falar sobre depressão e suicídio da forma correta, esclarecendo a população para que todos possam ter acesso ao tratamento adequado. As famílias precisam estar atentas aos principais sintomas e procurar profissionais para ajudar. Falar de forma errada sobre o assunto só agrava mais o problema.

• Quais são os métodos mais eficazes de tratamento?

Os casos de depressão leve podem ser tratados com psicoterapia e exercícios aeróbicos, cinco vezes por semana. Mas os de depressão moderada a grave precisam envolver antidepressivos. Um dos remédios atualmente indicados é a desvenlafaxina. Hoje, no Brasil, já existe disponível o primeiro similar dessa molécula, com um custo 30% mais acessível. Este medicamento tem menor interação com outros remédios, não afeta a libido, não gera disfunção sexual ou ganho de peso. Estas características são fundamentais porque, geralmente, o paciente com depressão toma outros remédios e é importante que o antidepressivo não interfira. E muitas pessoas deixam de se tratar por causa do ganho de peso e da queda na libido. A desvenlafaxina não impacta nisso.

• Por que o número de pessoas com depressão tem crescido?

O sistema de diagnóstico melhorou muito. E alguns fatores como a vida moderna e o alto nível de estresse podem contribuir para o aumento da depressão. Acredito que seja por isso que, entre 1999 e 2013, os casos de depressão e ansiedade aumentaram 50% no planeta.

• Segundo a OMS, o Brasil é o país com mais depressão da América Latina e o quinto no mundo. Por que somos um povo deprimido?

Sabemos que crise econômica e política e falta de segurança podem ser o gatilho para disparar um episódio de depressão em quem é predisposto. Pode estar aí a resposta.

• E até 2020, essa doença deve ser a principal causa de afastamento do trabalho no mundo, certo?

Sim. Já hoje, em média, o paciente fica totalmente incapacitado de trabalhar ou conduzir suas atividades normais durante 35 dias por ano. A depressão traz vários custos: perdas financeiras, aumento de gastos com saúde, desgaste na vida doméstica. Aliás, o sofrimento familiar é simplesmente não mensurável.

• O senhor já teve depressão?

Nunca. Não tenho predisposição e não fui submetido a situações que pudessem levar a um quadro depressivo. Mas tenho parentes e amigos que têm depressão. Hoje em dia todo mundo conhece alguém que tem ou já teve. E vejo que há muito preconceito e estigma em relação ao tema.



Fonte: O Globo



Bookmark and Share

< voltar   
Home     |     Clínica     |     Especialidades     |     Corpo clínico     |     Localização     |     Contato