Rua Sorocaba, 706 - Botafogo
CEP: 22271-110 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.:2103-1500 - Fax:2579-3713
E-mail: sac@clinicoop.com.br
Notícias

[24/07/2023]
Afinal o que é intolerância á lactose?
O leite é formado de água (87%), gordura , proteínas e carboidrato.
[19/07/2023]
Revelado tratamento simples para diabetes e pressão alta!
A eficiência de uma pesquisa perseverante
[03/02/2022]
Em estudo, selênio reduz danos cardíacos causados por doença de Chagas
Substância, que atua como um antioxidante, foi capaz de reduzir os danos cardíacos relacionados à fase crônica da enfermidade
[02/02/2022]
Estudo de proteína abre possibilidade para remédios contra doenças no cérebro
Pesquisadores da UFRJ identificaram relação da Lamina-B1 com o envelhecimento do cérebro, possibilitando criação de tratamentos para doenças neurológicas

+ mais   


Movimente as pernas mesmo quando estiver sentado


22/08/2016


Estudo indica que a prática ajuda a prevenir problemas decorrentes do excesso de tempo parado

Você sabia que 4% das mortes no mundo poderiam ser evitadas se o tempo que as pessoas passam sentadas diminuísse em três horas? Isso significa que 433 mil indivíduos não morreriam a cada ano. Acontece que, infelizmente, uma porção de gente não consegue mudar esse comportamento. A menos que troque de emprego ou até mesmo profissão... Difícil, né? Então será que não há solução no fim do túnel?

Não é bem assim. Parece que mexer as pernas (mesmo que você permaneça na cadeira) já ajuda. É o que concluiu um estudo publicado recentemente no periódico científico American Journal of Physiology Heart and Circulatory Physiology. Levando em consideração o fato de que ficar sentado por longas horas reduz o fluxo sanguíneo nas pernas e aumenta o risco de doenças cardiovasculares, os cientistas decidiram checar se uma pequena quantidade de movimento já seria suficiente para proteger as artérias. E eles ficaram surpresos ao descobrir que sim: deixar os membros inferiores inquietos favorece os vasos.

Para chegar a esse resultado, a função vascular da perna de 11 jovens saudáveis foi avaliada antes e depois de passarem três horas sentados. Os cientistas pediram para os voluntários baterem o pé com uma das pernas durante um minuto e descansarem por quatro. Ao final do período, os experts mediram o fluxo sanguíneo em uma artéria localizada na perna, e notaram que a singela movimentação já levou a um aumento significativo do fluxo sanguíneo local em relação à perna parada.

Então, se não puder se levantar, tudo indica que mexer um pouco as pernas faz bem ao seu
coração. Mas, claro, o ideal mesmo é ficar em pé ou dar uma caminhada esporadicamente. Você pode aproveitar uma ligação telefônica para sair da cadeira, por exemplo. Ou trocar o elevador pela escada. São mudanças pequenas que culminam em grandes benefícios.


Fonte: MdeMulher



Bookmark and Share

< voltar   
Home     |     Clínica     |     Especialidades     |     Corpo clínico     |     Localização     |     Contato