Rua Sorocaba, 706 - Botafogo
CEP: 22271-110 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.:2103-1500 - Fax:2579-3713
E-mail: sac@clinicoop.com.br
Notícias

[24/07/2023]
Afinal o que é intolerância á lactose?
O leite é formado de água (87%), gordura , proteínas e carboidrato.
[19/07/2023]
Revelado tratamento simples para diabetes e pressão alta!
A eficiência de uma pesquisa perseverante
[03/02/2022]
Em estudo, selênio reduz danos cardíacos causados por doença de Chagas
Substância, que atua como um antioxidante, foi capaz de reduzir os danos cardíacos relacionados à fase crônica da enfermidade
[02/02/2022]
Estudo de proteína abre possibilidade para remédios contra doenças no cérebro
Pesquisadores da UFRJ identificaram relação da Lamina-B1 com o envelhecimento do cérebro, possibilitando criação de tratamentos para doenças neurológicas

+ mais   


23% das vítimas de estupro sofrem estresse pós-traumático


31/05/2016


Crime pode trazer sérias consequências para a saúde das vítimas

A cada 11 minutos uma pessoa é estuprada no Brasil segundo dados do 9° Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Entre os casos registrados, 88,5% têm mulheres como vítimas. Acontece que esse relatório leva em conta apenas os casos registrados em boletins de ocorrência – e a estimativa é de que a denúncia ocorra em apenas 30% dos crimes. Então, na verdade, calcula-se que aconteça um estupro por minuto. É muita, muita coisa.

As consequências à saúde das vítimas são inúmeras e atingem os aspectos físico, psicológico e econômico. De acordo com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, em 23,3% das vezes as vítimas desenvolvem estresse pós-traumático, condição marcada pelo nervosismo exagerado depois de uma experiência negativa.

Leia também: Mulheres vítimas de violência agora têm direito à cirurgia plástica pelo SUS
Além de transtornos como depressão, fobia e ansiedade, a vítima se torna mais suscetível a abusar de drogas e tentar o suicídio. Sem falar que, no momento do crime, podem ocorrer danos físicos, como lesões (genitais ou decorrentes de força física, como fraturas). O relatório do Sinan ainda mostra que 7,1% dos registros de estupro culminam em gravidez indesejada. Já o risco de a vítima contrair uma doença sexualmente transmissível (DST) é de 16 a 58%.


Machismo

Divulgada pelo Instituto Avon e pelo Data Popular em 2014, a pesquisa Violência contra as mulheres: os jovens estão ligados? traz dados sobre a opinião dos homens sobre o problema. A principal constatação foi de que, apesar de 96% dos entrevistados reconhecerem que existe machismo no Brasil, a maioria ainda aprova valores conservadores e que desrespeitam a integridade das mulheres. Segundo a investigação, 38% dos homens acreditam que a mulher que tem relações sexuais com muitos homens não serve para namorar e 25% afirmam que se uma moça usa decote e saia curta, está se oferecendo para eles.

Os dados ainda indicam que 79% das jovens brasileiras já foram assediadas, receberam cantadas ofensivas, violentas e desrespeitosas ou foram abordadas de maneira agressiva em festas ou locais públicos. Além disso, 44% das entrevistadas já foram assediadas ou tiveram o corpo tocado por um homem sem consentimento em festas. Mais: 30% alegaram já terem sido beijadas à força. Para o diretor-executivo do Instituto Avon, Lírio Cipriani, a mudança de percepção é fundamental para alterar o cenário da violência contra a mulher no país. É alarmante saber que grande parte das brasileiras já foi ou será, de alguma forma, assediada ou desrespeitada, diz.





fonte: MdeMulher



Bookmark and Share

< voltar   
Home     |     Clínica     |     Especialidades     |     Corpo clínico     |     Localização     |     Contato