Rua Sorocaba, 706 - Botafogo
CEP: 22271-110 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.:2103-1500 - Fax:2579-3713
E-mail: sac@clinicoop.com.br
Notícias

[24/07/2023]
Afinal o que é intolerância á lactose?
O leite é formado de água (87%), gordura , proteínas e carboidrato.
[19/07/2023]
Revelado tratamento simples para diabetes e pressão alta!
A eficiência de uma pesquisa perseverante
[03/02/2022]
Em estudo, selênio reduz danos cardíacos causados por doença de Chagas
Substância, que atua como um antioxidante, foi capaz de reduzir os danos cardíacos relacionados à fase crônica da enfermidade
[02/02/2022]
Estudo de proteína abre possibilidade para remédios contra doenças no cérebro
Pesquisadores da UFRJ identificaram relação da Lamina-B1 com o envelhecimento do cérebro, possibilitando criação de tratamentos para doenças neurológicas

+ mais   
Dicas

Fortalecimento do sistema imunológico através da alimentação


30/07/2012


Os minerais e as vitaminas presentes nos alimentos, se consumidos regularmente, podem estimular o sistema imunológico e nos proteger de resfriados, gripes e infecções comuns ao inverno.

O sistema imunológico é o mecanismo pelo qual o nosso corpo combate contra vírus, invasores, bactérias, fungos, protozoários e até agentes químicos, como venenos, capazes de provocar doenças. Apesar dele não ser natural do organismo, é possível fortalecê-lo e torná-lo mais preparado para combater esses agentes, evitando ou atrasando, assim, o surgimento uma série de problemas de saúde. A alimentação é uma das principais companheiras das células de defesa e, na quantidade ideal, certos nutrientes podem, entre outras coisas, adicionar o número dessas células no corpo e excitar a ação delas quando o organismo se depara com um quadro de infecção.

A defesa do organismo é formada por células que nascem e morrem a todo o momento. É um procedimento sucessivo de renovação: quando há algum quadro de infecção, o número de células de defesa no organismo aumenta e, quando a resposta inflamatória acaba, as células morrem, pois deixam de ser úteis. O que algumas vitaminas fazem como a vitamina C no corpo é evitar a morte das células, ou a oxidação, de algumas, já que o nutriente tem características antioxidantes. Logo, a vitamina realiza que menos linfócitos morram e deixa o corpo mais preparado para quando precisar lutar contra um agente externo.

Consumir somente alimentos que são benéficos ao sistema imune não é o suficiente para evitar o surgimento de doenças. Não adianta ter uma alimentação saudável diante de hábitos que prejudiquem o organismo. Como o sistema faz parte do organismo, tudo o que é bom para ele, é bom para a imunidade. Portanto, dormir bem, ser fisicamente ativo, evitar beber/fumar e ter hábitos alimentares saudáveis contribui para que a resposta do corpo a infecções seja mais eficiente.

Hábitos favoráveis à saúde, quando seguidos, atrasam o estrago natural que ocorre com a saúde de todo o indivíduo à medida que envelhecem. Doenças que aparecem com a idade podem demorar mais a surgir. O fator genético também interfere, mas dele não é possível fugir.



Bookmark and Share

< voltar   
Home     |     Clínica     |     Especialidades     |     Corpo clínico     |     Localização     |     Contato