Rua Sorocaba, 706 - Botafogo
CEP: 22271-110 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.:2103-1500 - Fax:2579-3713
E-mail: sac@clinicoop.com.br
Notícias

[24/07/2023]
Afinal o que é intolerância á lactose?
O leite é formado de água (87%), gordura , proteínas e carboidrato.
[19/07/2023]
Revelado tratamento simples para diabetes e pressão alta!
A eficiência de uma pesquisa perseverante
[03/02/2022]
Em estudo, selênio reduz danos cardíacos causados por doença de Chagas
Substância, que atua como um antioxidante, foi capaz de reduzir os danos cardíacos relacionados à fase crônica da enfermidade
[02/02/2022]
Estudo de proteína abre possibilidade para remédios contra doenças no cérebro
Pesquisadores da UFRJ identificaram relação da Lamina-B1 com o envelhecimento do cérebro, possibilitando criação de tratamentos para doenças neurológicas

+ mais   
Dicas

Transtorno alimentar


20/07/2012


Comer compulsivamente é caracterizado pela ingestão de uma grande quantidade de comida em curto espaço de tempo. A pessoa fica sem controle ao comer. Não consegue parar de comer nem controlar o quanto come. O transtorno é encontrado em cerca de 2% da população em geral, mais frequentemente em mulheres entre 20 e 30 anos de idade. Pesquisas demonstram que 30% das pessoas que procuram tratamento para obesidade ou para perda de peso são portadoras do transtorno alimentar.

Alguns sintomas

Comer sem ter fome.

Ingestões exageradas de alimentos.

Dietas frequentes.

Oscilação do peso.

Comer escondido por vergonha e/ou culpa.

Obesidade.

Essa falta de controle na alimentação está relacionada diretamente com o aumento de doenças e males como diabete, obesidade, infarto, pressão alta, aumento do colesterol, complicações cardíacas entre outros. Em torno de 50% das pessoas que sofrem deste transtorno têm um histórico de depressão. Se a depressão é causa ou efeito do transtorno, ainda não está bem claro. Muitas pessoas relatam que sentimentos como a tristeza, a raiva, o tédio e a ansiedade contribuem para desencadear a comilança desregrada. Embora não esteja claro o papel das dietas nesse quadro, sabe-se que, em muitos casos, os regimes excessivamente restritivos podem piorar o transtorno.

Como se tratar

O transtorno pode desenvolver-se a partir da interação de diversos fatores como biológicos, familiares, socioculturais e/ou individuais. O seu tratamento estabelece uma abordagem multidisciplinar que inclui diversos profissionais da área da saúde no seu tratamento como psiquiatras, endocrinologistas, nutricionistas, psicólogos dentre outros. O objetivo do tratamento é o controle da alimentação através de técnicas comportamentais e de um acompanhamento nutricional para restabelecer um hábito alimentar mais saudável.



Bookmark and Share

< voltar   
Home     |     Clínica     |     Especialidades     |     Corpo clínico     |     Localização     |     Contato